sábado, 11 de outubro de 2008

Horário Eleitoral Gratuito

"O Analfabeto Político

Bertolt Brecht

O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais."

aurna Desculpa a citação meio longa, mas acho esse texto um dos melhores pra começar a falar de política.

As eleições realizadas a menos de uma semana, em mais de 5400 municípios, merecem comentários pois foram palco de situações importantes e curiosas.

Comecemos com a agilidade desse último processo eleitoral, afinal em Juiz de Fora, em pouco mais de três horas de apuração - às 20h27, já havia um resultado. Coisa inédita se levarmos em conta que nos tempos de voto em cédulas, chegava-se a ficar três dias apurando votos. Realmente temos que elogiar a eficiência desse processo!

Achei curioso a votação expressiva em Margarida Salomão (PT) e em dois vereadores: Bruno Siqueira (PMDB) e Rodrigo Mattos (PSDB).  Tenho a impressão que há uma mudança na forma de votar da população, afinal sempre se votou de forma tradicional na cidade, ou seja, em velhos políticos que todos já conhecem.

Mesmo que eles tenham ligações familiares na política, os dois vereadores são jovens e conseguiram a confiança de boa parte da população, o que pode apontar uma opção pela mudança na cidade, talvez uma nova consciência política.

Ah, quer entender o processo de eleição de prefeitos e vereadores, clique aqui

Abração a quem lê.

JOTA.

Um comentário:

Artemion disse...

Haha, acho que eu sou um analfabeto. Nossa, eu defendo com afinco o Apoliticismo (se é que isso existe)...Mas pois é, o texto ta um pouco certo né, eu devia me preocupar com quem nos representa, porque acaba tendo consequências sérias....

Gostei do texto. É simples e rápido. Pratico =)